Senado vs Judiciário 

George Marques no theintercept.com

UMA ASSINATURA DO ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, ao final de seis páginas de argumentação fez tremer os corredores do Senado na noite de segunda-feira. A decisão de afastar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência da Casa, na penúltima semana de trabalhos legislativos, jogou ainda mais querosene em uma fogueira que queima há dias em Brasília, ora alimentada pelos parlamentares, ora pelos ministros do outro lado da Praça dos Três Poderes.

A hostilidade entre o Legislativo e o Judiciário ­– com a retaguarda do Ministério Público – tem chegado a níveis estarrecedores nas últimas semanas, com direito a trocas de acusações e até a pressões feitas sob a forma de projetos de lei. Desta vez, a decisão de Marco Aurélio não fez somente levantar da cadeira um aliado do presidente Michel Temer como também abriu espaço para que um petista, o senador Jorge Viana (AC), voltasse à linha sucessória da Presidência da República.

O Palácio do Planalto foi pego de surpresa. Horas antes da decisão ser proferida, Renan tinha sido chamado por Temer para a apresentação do projeto de reforma da Previdência. O senador não compareceu à reunião com os líderes do Congresso. A suspeita de é que Renan estaria irritado com as declarações do presidente Michel Temer contra o projeto de abuso de autoridade de juízes e membros do Ministério Público, capitaneado por ele. Mesmo assim, o temor do presidente é que o afastamento de Renan da Mesa Diretora atrapalhe as pautas de interesse do governo como a própria reforma e o segundo turno da PEC do Teto de Gastos, considerada prioritária pela área econômica.

Siga lendo no link abaixo

https://theintercept.com/2016/12/06/senado-desafia-judiciario-e-leva-crise-institucional-ao-extremo/

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s