Peneira pra tuninha

O meu relacionamento com a Tuna nasceu ainda moleque e foi a  muito tempo la pelos lados da A. Cacela, nacremação  onde morava. nao fui induzido e nem carregado no colo para seguir a doutrina cruzmaltina.

Nasceu em mim e muitas partes de minha vida tiveram a cruz de malta envolvida, mesmo nas peladas debaixo da chuva no campinho da escola,minha identidade era conhecida, um tunante naquele meio nunca foi visto como algo normal, todos os outros moleques eram adeptos de cores diferentes. 

Essa religiao as vezes incomodava os mais atrevidos. Mas sempre fui um osso duro de roer e quebrar as inumeras glorias da pratic alvi verde era uma muralha intransponível por quem quer que seja.

Apareceu  um projeto na Tuna, o que criava as tuninhas de bairro e em um torneio la no antigo campo do Norte Brasileiro, na nove de janeiro, eu escutei a conversa e aquilo me animou.

Fiquei sabendo que haveria uma e ficava no bairro da Condor. Cremação e Condor sempre fizeram uma fronteira amigável e eu residia no meio delas.

Havia no bairro dois irmaos gêmeos vindos do sul e que pela amizade quehavíamos  contruidos nas travessuras de escola,se tornaram meu aliado e passaram a apoiar a cruz de malta com assustadora participação. Eles acharam que chances melhores para fazermos a peneira ,seriam no Chico Vasques.

Se candidatar a peneira, era um atrevimento para nossas habilidades. Queríamos mesmo era jogar com a camiseta sagrada.

Marcamos o encontro e fomos buscar a tuninha-e em la chegando encontramos uma fileira de candidato e em sua maioria com um apadrinhamento fora do comum.

Chegada a nossa vez o tiozinho com cara de técnico dos mais exigentes ,foi logo intimando.

  • vcs sabem jogar bola???
  • o coro foi uníssono.Sim!

  • Cade a foto??? e pos-se a gargalhar

  • a foto tem, somos meio time da escola e o sol do meio dia com a gente nao tem vez.

-Somente isto nao ajuda, tenho um monte de moleque bons, com futuros e bem mais mais pobres que vcs. pq nao vao nadar??? um esporte espetacular e que precisa de gente como vcs.

  • Nadar tio?? !! olha a gente faz tres dias de nado por semana, sempre depois das aulas de educação física.

-Porraaaa !!então eu estou certo vcs estão no lugar errado.

-Tio a gente treina lá no Rio Guamá, sem que o padre – diretor da escola saiba, mas o que praticamos nem existe como modalidade.

  • O que vcs praticam?

-Pira! 

Também conhecida como pega-pega.

Deixe um comentário