Você é feliz ??

Já é quase madrugada e a TV japonesa vai se enchendo de programas com sub e neo celebridades. Tenho o costume de ler e desenvolver meus trabalhos com a TV ligada e um som bem baixo. Mas tem dias que o som e as imagens não colaboram, dou uma esticada para alcançar o controle ,busco um canal estatal e de cara escuto a pergunta feita para uma pessoa que está caminhando – você é feliz?

É um programa no qual, as pessoas são achadas nas ruas, restaurantes, estações , parques… a câmera corre com uma liberdade extraordinária pelas paisagens suburbanas , em alguns momentos a impressão que tenho é que o repórter está no comando da câmera . Do repórter somente conhecemos sua voz, claramente ele não é a figura importante no cenário .

A câmera se aproxima de um senhor na casa dos 80 anos. A conversa inicia sobre o clima e depois o repórter calmamente pergunta se não nenhum importuno em seguirem caminhando juntos. O senhor K concorda e diz que está se dirigindo ao seu estúdio de trabalho, a poucas quadras dali. 

Começa a falar de si e de seus projetos. Ele faz pequenas bolsas para moedas, faz os próprios desenhos, escolhe os tecidos e costura. Tudo no seu ritmo. O repórter nunca interrompe o senhor e isso o deixa mais tranquilo. Sua esposa, era dentista e faleceu a cerca de três anos, o estúdio era dela. Então o Sr. K, um ex motorista de ônibus , resolveu seguir a fabricacao das bolsas para atender a clientela.

O Sr . K, alimenta a esperança que uma de suas netas se aproxime do negócio e fique à frente de tudo. Ele planeja deixar Tokyo e partir definitivamente para o seu furusatō – terra natal. Tomam o chá e então numa cartolina o repórter faz um círculo e pergunta ao Sr . K – você é feliz? Ele não pensa muito e responde- Sim
No círculo , o entrevistado coloca as porcentagens de coisas que ele teve na vida e que influenciaram a sua resposta. No caso do Sr. K, estão emprego, esposa, filhos. A câmera vai se fechando com o Sr K dando adeus.

O repórter segue caminhando e em frente a um café , recebe o comprimento de uma jovem de 27 anos. A jovem K acabou de correr no parque e ruas do bairro, acabara de comer algo e estava lendo no keitai – celular ,para relaxar e poder voltar para casa . A jovem K trabalha como TI em uma grande empresa em Shinjuku.

Desde o colegial pratica maratona e agora está se preparando para participar de uma corrida nas montanhas. O repórter pergunta se pode acompanhá-la no desafio. Recebe um sim.

Um dia chuvoso e a jovem K enfrenta as dificuldades do percurso e do dia fechado. Cada obstáculo ultrapassado, é registrado minimamente pela câmera . A jovem K deixa claro que  não está ali para chegar em primeiro. O objetivo é completar o percurso. 

A câmera foca timidamente a chegada da jovem K. Não há nenhuma indicação da posição dela , o foco vai direto para o rosto da jovem K, que agora refeita do cansaço , planeja o próximo objetivo.

A medida que vai preenchendo o círculo , nossa maratonista fala de si. É feliz. Feliz por ter um namorado carinhoso e compreensivo , feliz por ter um trabalho que escolheu e feliz por estar calmamente organizando o seu casamento para os dois próximos anos, feliz por logo ir poder visitar a família que vive bem distante da capital… a câmera mais uma vez se afasta e a jovem K  com as duas mãos faz um sayonara em perfeita harmonia com o sorriso largo e jovem de seu brilhante rosto.

É hora de capotar. Acordo cedo e terei um dia longo pela frente amanhã . Mas a pergunta que me vem na cabeça , antes  de pregar os olhos é- Você é feliz ??

Antes de responder, faça o círculo e vá em frente. Dependendo da quilometragem que nos encontramos, existem alguns caminhos e estradas para a gente reabilitar ou então investir em um projeto de revitalização .

Cada um de nós ,tem seu próprio edifício . Sua própria alma.

Mas é aí – você é feliz???

Bem, é hora de levar a Nanachan para o osanpō- passeio. Vou lá…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s